H1)Adequação do SMF: tudo sobre a migração no Mercado Livre

Ambiente de Contratação Livre (ACL) - 20/05/2022

Prime Energy
Prime Energy

Se sua empresa possui demanda energética a partir de 500 kW e estuda formas de economizar nos custos com energia, certamente o Ambiente de Contratação Livre precisa ser considerado. Entre os principais atrativos da atuação no também chamado de Mercado Livre de Energia, estão: a liberdade na negociação da energia, economia expressiva e a possibilidade de compra de energia limpa, a partir da compra de energia incentivada.

É por conta da atuação neste mercado que empresas de diferentes segmentos são capazes de manter uma previsibilidade que auxilia na gestão dos recursos e das estratégias da organização. No entanto, antes de aproveitar os benefícios dessa atuação são necessários alguns procedimentos técnicos que vão possibilitar a entrada neste novo ambiente de consumo.

Quais são as etapas técnicas da migração?

No Mercado Livre, as negociações e transações de compra e venda de energia são registradas e contabilizadas pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), responsável por registrar as operações realizadas neste ambiente.

Por isso, antes de atuar de fato no mercado, a empresa precisa fazer ajustes técnicos e de registro na CCEE e, necessariamente, comunicar a empresa Distribuidora à qual está conectada que está realizando a migração.

Além disso, para que haja o correto acompanhamento da energia comercializada/consumida, é fundamental realizar a etapa de adequação do sistema de medição para faturamento, popularmente chamada de adequação do smf, explicada de forma detalhada aqui neste texto.

Além do aspecto ligado à medição da energia, também são necessários ajustes nas estruturas de eletrodutos, cabeamento, entre outros equipamentos. Dessa forma, o serviço de Adequação é necessário para atender as especificidades técnicas e garantir os padrões adequados da migração para o Mercado Livre de Energia.

Veja o passo a passo da Adequação do SMF

  1. Solicitação do Parecer de Localização junto à CCEE;
  2. Elaboração e encaminhamento do projeto ao órgão responsável;
  3. Adequação/implantação do SMF;
  4. Estabelecimento do canal de comunicação dos medidores com a CCEE;
  5. Encaminhamento do Relatório de Comissionamento ao órgão responsável;
  6. Solicitação de cadastramento do Ponto de Medição.

De forma resumida, estes são os passos necessários para que sua empresa esteja em conformidade com os padrões de medição do Mercado Livre de Energia. Em alguns casos, na etapa de negociação da migração, a Distribuidora pode exigir do cliente alguns ajustes na subestação de energia. Um exemplo seria a troca de equipamentos obsoletos.

Essa é uma forma que a concessionária encontra para resolver pendências necessárias, aproveitando os ajustes para a migração, como serviços de alvenaria, troca de extintores, etc.

  • Agora que você compreendeu como funciona o serviço de adequação do SMF, é possível que você se pergunte: quais empresas estão capacitadas para realizar essa etapa técnica?

Na hora de escolher seu parceiro para a adequação do smf é importante estar atento à experiência da empresa prestadora de serviço. Por exemplo, se sua empresa precisa migrar várias unidades, é muito melhor contratar uma empresa que já está habituada a este tipo de trabalho, certo?

Da mesma forma, se sua empresa tiver um porte muito grande, o ideal é que a equipe possua experiência nesse aspecto do serviço. Afinal, cada Distribuidora possui requisitos específicos, o que precisa ser cuidadosamente avaliado pela prestadora do serviço.

Por isso, nessa fase, é importante:

  • Verificar a experiência da empresa;
  • Entender o escopo do trabalho e quais etapas estão inclusas;
  • Ajustar expectativas de prazo e das intervenções no sistema produtivo,

A adequação na Arion

Com mais de 300 adequações concluídas com sucesso em todas as regiões do Brasil, a Arion, empresa que integra o Grupo Prime Energy, é preparada para atender todas as necessidades do cliente. No serviço de adequação do Sistema de Medição, todos os passos e normas que os clientes devem realizar e comprovar, são realizados com segurança atestada à nível nacional.

ATUAÇÃO NO MERCADO LIVRE DE ENERGIA GARANTIDA

Adaptações necessárias realizadas no medidor de energia da Pernambucanas! Isso significa que a unidade de Assis-SP está pronta para migrar e aproveitar todos os benefícios do ACL.

UNIDADES ADEQUADAS COM QUALIDADE ARION

As unidades da Bahia e Piauí do Santander agora integram o time de clientes da Arion e terão acesso a todo o suporte que o nosso serviço de Adequação oferece.

CONFIANÇA E QUALIDADE PARA LOJAS MARISA

 A Arion presta serviços para as Lojas Marisa dentro dos  padrões de qualidade e atendendo às exigências dos processos de migração para o Mercado Livre de Energia”

ADEQUAÇÃO NA TIM É COM A ARION

Estamos realizando a Adequação do Sistema de Medição do Faturamento para 21 unidades da TIM, localizadas em diferentes estados do país. Assim, elas estarão prontas para realizar o processo de migração para o Mercado Livre de Energia e aproveitar todas as suas vantagens, como a possibilidade de compra de energia mais barata do que no Ambiente de Contratação Regulada.

 

Se você quer conhecer mais sobre o serviço de Adequação do smf e a atuação da Arion nessa etapa importante da migração para o Mercado Livre de Energia, clique aqui ou mande uma mensagem para nosso whatsapp.

 

* Este texto foi escrito em parceria com a Arion, empresa que entrega o Grupo Prime Energy com sólida atuação no campo técnico e de engenharia, auxiliando empresas a encontrarem solução para a redução do custo com energia.