Liberdade de escolha, previsibilidade de custo e economia.
O Mercado Livre é um ambiente de negociação no qual consumidores “livres” podem comprar energia alternativamente ao suprimento da concessionária local. Nesse ambiente, o consumidor negocia o preço de sua energia diretamente com os agentes geradores e comercializadores. Dessa forma, o cliente livre pode escolher qual será o seu fornecedor de energia.
Economia
Previsibilidade
de custos
Gestão do volume de
energia, deixando
exposições a preços
baixos e sobras
a preços altos
Inexistência de
variações de custos
devido a bandeiras
tarifárias
Aquisição de
energia de fontes
renováveis/limpas
Consumidores Especiais:
Empresas com demandas de potência utilizadas superiores a 500 kW e inferiores a 3.000 kW têm obtido um significativo potencial de economia com a opção pelo Mercado Livre de Energia, com grandes ganhos de redução nos gastos mensais. Grupos empresariais que apresentam unidades consumidoras atendidas em média tensão com demandas inferiores a 500 kW podem, se atenderem a algumas prerrogativas, optar por esse Mercado a partir da contratação por comunhão de interesses de fato ou de direito.
Consumidores Livres (acima de 3.000 kW):
Fábricas, shoppings, indústrias que estão enquadrados nesta categoria podem hoje escolher de quem comprar energia, mas, para isso, precisam observar algumas condições:
– observar o prazo de 6 meses antes do término do contrato cativo
– possuir demanda contratada igual ou maior que 3.000 kW em qualquer horário (ponta ou fora de ponta)
– estar ligado à rede de distribuição ou de transmissão em nível de tensão de fornecimento igual ou superior a 69 kV, se a data de ligação do consumidor ocorreu até 7/7/1995
Consumidor | Fonte | Demanda Mínima Contratada | Tensão Mínima |
---|---|---|---|
Livre | Convencional e Alternativa (Desconto TUSD/TUST) | 3 MW | 69 kV antes 08/1995 nenhuma após 08/1995 |
Especial | Convencional (30 a 50 MW) e Alternativa (desconto TUSD/TUST) | 500 kW – 3 MW | 2,3 kV |
A energia renovável é a que vem de recursos naturais, que são renováveis (naturalmente reabastecidos), como sol, vento, chuva, marés e a energia geotérmica.
Para geração de energia elétrica, as fontes renováveis mais comuns são as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, energia térmica proveniente de biomassa, energia eólica, solar e biogás. As fontes incentivadas têm direito a um desconto mínimo de 50% sobre a parcela “fio” da TUSD, repassando tal direito aos consumidores por elas atendidos.
100% – biomassa composta de resíduos sólidos urbanos e/ou de biogás de aterro sanitário ou biodigestores de resíduos vegetais ou animais, assim como lodos de estações de tratamento de esgoto.
80% – Solar
50% – Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), hidrelétricas com potência igual ou inferior a 1.000 kW (mil quilowatts), eólica, biomassa e cogeração qualificada, cuja potência injetada nos sistemas de transmissão ou distribuição seja menor ou igual a 30.000 kW (trinta mil quilowatts).
Regularmente, a ANEEL emite e publica no Diário Oficial da União resoluções voltadas às atividades do setor de energia elétrica.
As resoluções de caráter normativo são atos regulamentares de alcance ou interesse geral, voltados às atividades do setor elétrico, e têm por objetivo o estabelecimento de diretrizes, obrigações, encargos, condições, limites, regras, procedimentos, requisitos ou quaisquer direitos e deveres dos agentes e usuários desse serviço público.
Disponibilizamos algumas resoluções de caráter normativo:
PDF – Resolução 414 – Ementa: Estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada.
PDF – Resolução 247 – Ementa: Estabelece as condições para a comercialização de energia elétrica oriunda de empreendimentos de geração que utilizem fontes primárias incentivadas, com unidade ou conjunto de unidades consumidoras cuja carga seja maior ou igual a 500 kW, e dá outras providências.
PDF – Resolução 376 – Ementa: Estabelece as condições para contratação de energia elétrica, no âmbito do Sistema Interligado Nacional – SIN, por Consumidor Livre, e dá outras providências.
Em um cenário extremamente competitivo, é fundamental encontrar alternativas econômicas para redução de custos. O Mercado Livre de Energia pode reduzir significativamente os gastos com energia de sua empresa e contribuir para o aumento de suas vantagens competitivas. Preencha o formulário abaixo e tenha em mãos um detalhado estudo comparativo entre Mercado Livre de Energia e Mercado Cativo, comprovando possibilidades de redução de custos adequadas para a sua empresa.
Preço de Liquidação das Diferenças são os preços definidos pela CCEE pra energia elétrica no curto prazo. Esses preços são definidos toda semana para cada uma das sub-regiões do SIN (Sistema Integrado Nacional) e para cada um dos patamares de uso (baixa tensão, alta tensão, etc.).
Clique para ver os valores