Tudo sobre a certificação da Prime como "Great Place to Work"

30/08/2022

Prime Energy
Prime Energy

Assim como lazer, relações afetivas e cuidados com a saúde, a qualidade de vida no trabalho é uma proposta cada vez mais discutida, não só como uma pauta ou tendência, mas sim uma necessidade. Em anos desafiadores, como aqueles marcados pela pandemia de Covid-19, experimentamos coletivamente como o trabalho estruturado em práticas de valorização e de preservação da saúde (física, mental e emocional) pode fazer a diferença para uma vida melhor e mais feliz.

No entanto, melhor ainda é quando essas ações têm continuidade para além de momentos desafiadores, construindo uma verdadeira cultura de valorização, independente dos obstáculos do contexto e do mercado. Quando isso acontece, a consequência aparece como reconhecimento. Por isso, é com muita alegria que a Prime Energy, Exata e Ativa comemoram a certificação “Great Place to Work”, iniciativa consultiva que certifica e reconhece os melhores ambientes de trabalho em 109 países ao redor do mundo!

 

Certificação a partir de parâmetros globais

Toda a certificação acontece a partir de uma pesquisa que avalia a percepção da organização pela ótica de quem a faz, de forma anônima. Em outras palavras, a pesquisa é validada a partir do olhar e da experiência das pessoas com a empresa sem que haja qualquer identificação, a partir de parâmetros que resultam em uma nota, que precisa ser igual ou superior a 70.

Mas, esses números não falam sozinhos. Os resultados são comparados com o ranking das 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, atestando que de fato a organização está entre um dos melhores lugares para se trabalhar.

 

Nosso engajamento é de um time campeão

Com 85% de participação na pesquisa e muitos comentários comprometidos com uma avaliação profunda das práticas e diretrizes da nossa empresa, nossa equipe mostrou, mais uma vez, como estamos sempre dispostos a buscar melhorias e a entregar o melhor em todos os projetos com os quais nos envolvemos.

 

Somos uma empresa que acredita nas pessoas

O ambiente amigável e leve é algo indispensável de se citar aqui. A boa relação com os demais colaboradores, o espírito acolhedor e de companheirismo são pontos importantes que fazem da Prime Energy um local de trabalho sensacional. Estar trabalhando junto de pessoas carismáticas e empáticas, dentro de uma empresa que prioriza os seus funcionários, sempre os colocando em primeiro lugar é algo realmente gratificante.

Oferecer resultados incríveis para nossos clientes é um compromisso que só pode ser alcançado se nosso ambiente de trabalho oferecer a mesma entrega aos nossos colaboradores. Por isso, quando acreditamos nas pessoas, a credibilidade em relação à empresa aparece, e é avaliada na pesquisa a partir da capacidade das pessoas de confiarem na integridade, competência e prática de seus gestores e colegas.

Na prática, isso significa que:

  • As pessoas acreditam que a comunicação entre gestores e funcionários encoraja um diálogo de duas vias;
  • Os colaboradores avaliam que suas lideranças e gestores estão aptos e lidam de forma competente com todas as pessoas, inspirando confiança entre todos e também no futuro do negócio.
  • Todos percebem um compromisso das lideranças com princípios éticos e um alinhamento da prática com estes valores.

 

Respeito é um valor inegociável para nós

Ótimo ambiente de desenvolvimento profissional, onde posso ter contato e aprender com várias pessoas de diferentes áreas, até na alta liderança. Além de gostar muito da minha equipe, onde temos um clima bem colaborativo. A empresa no geral me proporciona a oportunidade de ter um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Mais do que preservar a cordialidade nas relações, nos alegramos em saber que nossos colaboradores se sentem mutuamente respeitados, e identificam ótimos níveis de suporte (atenção, colaboração), pelas lideranças. Na pesquisa, o respeito foi ressaltado a partir de dimensões como:

  • apoio por meio de atenção, treinamento, recursos, equipamentos e também por meio do reconhecimento;
  • colaboração evidente pela qualidade das interações e cooperação entre gestores e funcionários, que se sentem mais engajados, encorajados e estimulados;
  • consideração dos gestores em relação ao bem-estar das pessoas, prezando pela qualidade de vida também fora do trabalho, criando assim um relacionamento sincero.

 

Nossas práticas são orientadas pela equidade

É um ambiente em que me encontrei e posso ser eu mesma,  exercendo uma atividade que muda a vida das pessoas  e que me proporciona um bom equilíbrio profissional e pessoal.

Tão importante quanto estimular um ambiente em que o respeito seja um norteador das relações, é cuidar para que a cultura e as práticas cotidianas estejam orientadas à equidade. Diferente de adotar processos e comportamentos fundamentalmente iguais, a equidade questiona o princípio da universalidade, que por vezes acaba não dando conta das diferenças entre as pessoas, as personalidades, os desafios e as situações de vida de cada um.

Assim, quando somos reconhecidos como uma empresa que se orienta pela equidade, significa que nossas práticas estão atentas a esses desequilíbrios, buscando minimizá-los.

De acordo com as respostas, não realizamos distinção entre colaboradores e agimos de forma imparcial em relação às políticas de gestão, aplicando a equidade, imparcialidade e um senso de justiça no ambiente de trabalho. Nas perguntas relacionadas, isso implica em uma percepção:

  • de que todos tem oportunidades para contribuir e se desenvolverem;
  • as pessoas confiam que seus colegas e líderes falam positivamente uns sobre os outros;
  • tratamentos desiguais ou favoritismos não são tolerados;
  • todos sabem que a empresa possui canais e aberturas para apurar e avaliar questões de maneira justa.

 

Temos orgulho de partilhar e pertencer

O Grupo PRIME ENERGY é formado por profissionais comprometidos, com valores com os quais me identifico. Temos um clima favorável para que o profissional desempenhe suas atividades com autonomia, promovendo sua evolução e resultando em ganhos de produtividade da para a empresa. O grupo permite que as pessoas cresçam e se desenvolvam simultaneamente. Certamente, um dos melhores lugares que já trabalhei.

De acordo com a pesquisa, nossos colaboradores acreditam que seu trabalho possui um significado especial, e que o serviço que desempenham é de grande valor. Essa valorização comprova que, mais do que divulgar números e resultados expressivos para o mercado, nós trabalhamos em nosso cotidiano, motivos e condições para que os nossos colaboradores sintam-se orgulhosos de pertencer e colaborar para esses resultados! Na pesquisa, descobrimos que nosso time:

  • se orgulha de fazer parte da empresa, falando positivamente da sua experiência de trabalho para as pessoas, valorizando a marca;
  • está comprometido com o trabalho, diminuindo a taxa de abandono de cargos e rotatividade;
  • enxergam a empresa como agente de transformação social, criando um ciclo de recomendações e boas avaliações.

 

Nos importamos genuinamente uns com os outros

O ambiente amigável e leve é algo indispensável de se citar aqui. A boa relação com os demais colaboradores, o espírito acolhedor e de companheirismo são pontos importantes que fazem da Prime Energy um local de trabalho sensacional. Estar trabalhando junto de pessoas carismáticas e empáticas, dentro de uma empresa que prioriza os seus funcionários, sempre os colocando em primeiro lugar, é algo realmente gratificante.

Se entendemos o trabalho como uma esfera importante da vida em sociedade, sabemos que os vínculos criados neste contexto precisam ser cuidados, valorizados e estimulados. E é no dia a dia, entre reuniões, cafés, ajudas e sorrisos que percebemos como exercitamos a proximidade, hospitalidade e o sentimento de comunidade dentro da nossa empresa. Esses valores se tornaram ainda mais evidentes ao observarmos os resultados da dimensão da camaradagem avaliada pela nossa equipe. De acordo com as respostas, nossa empresa:

  • estimula relacionamentos genuínos de confiança e cuidado entre si, fortalecendo os vínculos profissionais;
  • nosso time se sente confortável em expressar sua autenticidade e habilidades
  • as pessoas são solícitas umas com as outras, e por isso se sentem parte de uma comunidade, confiando que serão ajudadas quando necessário, transcendendo a relação institucional. 

 

Você conhece a escala Likert?

Entenda os detalhes sobre a metodologia da pesquisa

A certificação “Great Place to Work” trabalha com uma metodologia desenvolvida a partir de afirmações autodescritivas, com uma escala de pontos verbais que vão de um extremo a outro. Essa forma de avaliação é conhecida como escala Likert, e foi criada nos Estados Unidos na década de 30 como forma de identificar diferentes níveis de intensidade na opinião à respeito de um tema, questão ou assunto, já que “sim” ou “não”, ou mesmo números frios, são respostas que não dão conta de subjetividades e sutilezas presentes nas experiências das pessoas.Com isso, a nota final da pesquisa leva em consideração a média de todas as questões.

 

Queremos ser ainda melhores

 Com o comprometimento das respostas do nosso time, vários insights de melhoria foram gerados pela pesquisa. Dentre eles, sabemos que é ainda necessário um esforço para enxergarmos e atuarmos na diminuição de desigualdades de oportunidades que refletem nosso contexto social. Com isso, em breve, novas ações e iniciativas serão compartilhadas para desenvolver e evoluir estes pontos de atenção.

Para isso, temos a certeza de continuar contando com pessoas engajadas que compreendem a oportunidade de transformação de práticas e de contribuição que o ambiente de trabalho proporciona, tanto para nosso crescimento pessoal, quanto para o desenvolvimento do país.

Que estes resultados e elogios sejam recebidos por todos na empresa como forma de agradecimento e comemoração.

Um abraço,

Time Prime Energy, Exata e Ativa.