ANEEL aprovou reajuste tarifário da Coelce

Coelce (CE) - 16/05/2017

Prime Energy
Research

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou no dia 18/04, em reunião pública, o reajuste das tarifas da Companhia Energética do Ceará (Coelce), com redução nas tarifas dos consumidores de baixa tensão e um leve aumento para consumidores de alta tensão. Os novos valores foram reajustados, em média, em -0,15%, e passaram a valer no dia 22/04. A empresa atende hoje cerca de 3,4 milhões de unidades consumidoras localizadas em 184 municípios do Ceará.

O cálculo do reajuste, conforme estabelecido no contrato de concessão e executado pela ANEEL, considera a variação de custos da prestação do serviço, levando em conta a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

 

Confira os reajustes que foram aplicados às contas de luz dos consumidores por faixas de consumo:

Alta tensão: 1,44%

Baixa tensão: -0,39%

Consumidores residenciais (B1): -0,33%

 

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).