Reajuste da distribuidora RGE (RS) diminui preços de energia

Mercado Livre de Energia - 01/07/2015

Prime Energy
Research

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou as novas tarifas para a RGE (RS). As tarifas irão diminuir, e o reajuste médio foi de -3,76%.

Para os consumidores de alta tensão a variação média é de -3,09%.

Os consumidores residenciais tiveram a diminuição de -4,22%.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 69 a 230 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural (subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural)); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

As novas tarifas passaram a valer no dia 19/6, afetando 1,4 milhão de unidades consumidoras em 262 municípios do Rio Grande do Sul.

A ANEEL considerou diversas variações de custos que a empresa teve no ano para calcular a retração das tarifas. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Reajuste da distribuidora RGE (RS) diminui preços de energia - Resumo