Programa de Redução Voluntária soma 442 MW de ofertas em setembro

Geral - 13/10/2021

Prime Energy
Prime Energy

A extensão no prazo para envio de ofertas ao Programa de Redução Voluntária de Demanda (RDV) levou o grupo técnico do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico a aprovar um adicional de 205 MW para utilização pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) em setembro. Haviam sido autorizados 237 MW em 10 de setembro que, somados ao adicional, totalizam 442MW.

Ramos de minerais não-metálicos, químicos, extração de minerais não-metálicos, alimentícios, madeira, papel e celulose, serviços e veículos compõem a sequência de setores que aderiram ao RVD. A lista, no entanto, é liderada pela metalurgia.

As ofertas começaram a ser recebidas pelo ONS em 1º de setembro. A expectativa é de que os volumes sejam elevados progressivamente.

Em um workshop realizado pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica) em 22 de setembro, o diretor de Planejamento do ONS comentou sobre o programa: “É assim mesmo que acontece, precisamos rodar o processo e isso gera o aprendizado, mais confiança e mais agentes participam até que seja produto padrão para compor os recursos do Operador para atendimento da demanda”.