Prime Energy adquire empresa mineira e expande braço de Engenharia e Energia Fotovoltaica

25/03/2022

Prime Energy
Prime Energy

Para conquistar solidez e confiança no mercado energético brasileiro é preciso mais que um bom desempenho: é necessário ter ação estratégica alinhada a um foco em alta performance. E com mais de 10 anos de atuação nesse segmento, a Prime Energy marca seu posicionamento inovador com a aquisição da empresa mineira Arion Otimização em Energia, expandindo suas soluções para o Ambiente de Contratação Livre (ACL), a partir da estrutura robusta de engenharia e um maior foco em soluções de energia solar fotovoltaica. O CEO do Grupo, Leonardo Midea, destaca que a entrada da Arion traz novas oportunidades em redução de custos com  energia: “Todos os clientes da Prime e Arion podem esperar novas soluções que visam sempre a redução de custos com energia elétrica. São agregados serviços especializados de engenharia, eficiência energética, medição e implementação de energia solar fotovoltaica, tudo isso agregado ao nosso conceito “energy as a service”, onde os clientes se beneficiarão de economia sem investimentos.

Para quem conhece a realidade dinâmica do mercado energético brasileiro, sabe que a oferta de alternativas para a economia de energia é uma característica demandada pelos clientes, sobretudo pela necessidade produtiva e também agravamento da crise hídrica dos últimos anos. Em reportagem publicada no portal da CNN, especialistas apontam um efeito cascata de aumento de preços na economia, puxado pela alta da energia elétrica (de 20,09%) e outros recursos, como o petróleo. Com isso, a busca por economia passa a ocupar um lugar central nas estratégias das empresas brasileiras, seja no Mercado Livre de Energia ou no cativo.

Com o posicionamento orientado a oferta de soluções que deem conta de cobrir todas as necessidades energéticas dos clientes, o Grupo Prime conta com mais duas empresas diversificando sua atuação: a Ativa Energia e Exata Energia, voltadas para a atuação no Mercado Livre e soluções de eficiência energética,  cogeração e outros serviços ligados ao universo de aplicações. “O setor de energia do futuro não será para amadores. O Grupo Prime Energy, neste novo ciclo, se posiciona como um player consolidado e equipado para a transição energética e abertura de mercado. Estamos prontos para atender clientes cada vez mais dinâmicos e independentes”, destaca o Diretor da Ativa Energia, Jônatas Duarte.
Duarte ainda afirma que, com a nova aquisição, os clientes da Ativa podem esperar uma maior capacidade do Grupo para resolver problemas antigos e para antecipar soluções de problemas novos, decorrentes da revolução que o setor já está passando: “A Arion tem um time multidisciplinar, o que facilita a integração com as soluções de inovação da Ativa Energia e potencializa o trabalho colaborativo. A capacidade de inovação do Grupo já está sendo maximizada”, ressalta.

 

Engenharia e Gestão para ampliar performance dos clientes

 

Com a geração de mais de R$1 bilhão em economia para seus clientes, a principal novidade é que o Grupo Prime Energy passa a oferecer novas soluções em economia de energia para seus clientes contando com a base operacional de Engenharia da Arion para diversificar serviços. O Diretor de Gestão Energética da Arion, Fernando Junqueira, destaca que além do portfólio de clientes de gestão e consultoria, a Arion possui a expertise técnica de execução em engenharia elétrica e medição de energia. “O Grupo tem mentes brilhantes por trás e agora conta com o braço técnico para executar os projetos. Portanto, hoje temos as principais soluções dentro do portfólio para oferecer aos clientes”.

A sinergia entre as empresas promete levar ao mercado uma combinação de soluções capazes de cobrir as necessidades de empresas que atuam no Mercado Livre de Energia e também aquelas que buscam soluções de economia voltadas à Energia Solar – solução alternativa oferecida em diversos modelos de negócio, desde a sistemas próprios à geração sem investimento. Tolentino destaca que, em todos os casos, os prognósticos são muito positivos: “já mapeamos ganhos de sinergia significativos tanto em termos de equipe, quanto em termos de produtos e soluções. Está claro que essa complementaridade gerará benefícios tanto para os clientes Prime quanto para os clientes Arion. O Diretor de Middle Office da Prime, Mateus Tolentino, complementa que a aquisição da Arion inaugura uma nova fase para o Grupo, pois consolida sua posição como provedor de soluções em energia. “Com ela, esperamos continuar sendo referência em gestão de clientes ao mesmo tempo que ampliamos o leque de produtos e soluções a serem ofertados”, explica.