Melhores preços atraem consumidores para o Mercado Livre

Abertura do mercado de energia - 14/09/2018

Prime Energy
Research

A pesquisa da Ibope Inteligência, feita para a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia, em 2018, indica um aumento do volume de consumidores que consideram mudar de fornecedora de energia. O indicador é de 69% frente aos 66% do ano anterior. O preço é o principal motivo que baliza esse desejo.

Os resultados da pesquisa foram apresentados pela entidade no evento realizado dia 21 de agosto, em São Paulo, com presidenciáveis, sobre o tema “abertura do mercado de energia”.

Os altos custos com energia foram dos principais assuntos tratados ao falar sobre a abertura. Em segundo lugar, está a questão da qualidade do serviço, com apenas 17% das respostas. Em terceiro, com 12%, vem o desejo de utilizar as fontes limpas de geração, como a eólica e a solar.

A pesquisa mostra que 83% das pessoas ouvidas no País consideram a tarifa de energia cara ou muito cara. Segundo dados da Ibope, 16% a mais quando comparado ao reportado cinco anos atrás.

Outro destaque da pesquisa foi o desejo de produção de energia em sua própria residência. Segundo o levantamento, 89% dos entrevistados estão dispostos a investir em sistemas de geração própria. O indicador do ano passado era de 77%.