ONS projeta aumento nos reservatórios no Sudeste e Centro-Oeste

Geral - 24/11/2021

Prime Energy
Prime Energy

De acordo com previsão do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), haverá afluências acima da média no subsistema Sudeste/Centro-Oeste em novembro, o que vai auxiliar na melhora dos reservatórios das hidrelétricas.

Segundo o boletim do programa mensal de operação, divulgado na última semana de outubro, a energia natural afluente (quantidade de água que chega às usinas hidrelétricas, em unidade de energia) para o Sudeste/Centro-Oeste deve ser de 106% da média de longo termo no mês. Com base nessa informação, o órgão prevê que o nível dos reservatórios na região chegará ao final de novembro em 18,7% da sua capacidade, ante os atuais 18%.

A energia natural afluente chegará a 155% da média de longo termo na região Norte, conforme previsão do ONS. Com isso, os reservatórios na região devem encerrar novembro com um nível de 35,7% de capacidade.

Na região Nordeste, o órgão prevê afluência abaixo da média, estimada em 76% da média de longo termo para novembro, o que deve levar os reservatórios a uma capacidade de 35,9% ao fim do período. O Sul deve chegar ao final de novembro com 45,6% de capacidade de seus reservatórios, com afluência média de longo termo de 64%.

As previsões do ONS apontam que o Sistema Interligado Nacional (SIN) chegará a 70.690 megawatts (MW) médios em novembro, alta de 1,4% em relação a igual mês em 2020.

 

Abastecimento de energia

Para as projeções de demanda, o ONS considerou a permanência do setor industrial em modo de expansão e a indicação de temperaturas amenas em Florianópolis, Curitiba e São Paulo, e mais elevadas em Porto Alegre, Rio de Janeiro e nas capitais dos subsistemas Nordeste e Norte no início de novembro.

A previsão de chuva todos os dias na primeira semana de novembro em algumas capitais do Sudeste/Centro-Oeste e Norte também foi considerada.

A expectativa é de que o Nordeste tenha uma carga de 12.243 MW médios em novembro, alta de 5,2% na comparação anual. A região Norte deve registrar demanda de 6.148 MW médios, aumento de 5,1% na comparação com novembro de 2020. Para o Sul, a projeção é de uma demanda de 12.349 MW médios, crescimento de 1,3%, enquanto o Sudeste e Centro-Oeste devem apresentar diminuição de 0,3% na comparação anual, com a carga em 39.950 MW médios.