O peso da energia solar fotovoltaica no mercado livre de energia

11/06/2019

Prime Energy
Research

A energia solar fotovoltaica pode contribuir para um mercado de energia elétrica mais eficaz, eficiente, realista, transparente, sustentável e competitivo.

Em 2019, o mercado de energia solar fotovoltaica ultrapassou a energia nuclear e, agora, é a sétima fonte mais representativa na matriz energética brasileira, gerando mais de 2.000 megawatts (MW) de potência operacional. A estimativa é de que a fonte ultrapasse a marca de 3.000 MW ainda em 2019, atraindo mais de R$ 5,2 bilhões em novos investimentos privados ao Brasil.

Os prognósticos são bons, mas ainda estão aquém do potencial que a energia solar fotovoltaica tem no Brasil, que é um dos países com maiores potenciais de geração desta fonte renovável no mundo. O atual ritmo de crescimento dessa fonte energética no Brasil depende de projetos desenvolvidos no Ambiente de Contratação Regulada (ACR).

No entanto, há grande potencial de expansão no Ambiente de Contratação Livre (ACL), o mercado livre de energia. A fonte solar fotovoltaica oferece preços cada vez mais competitivos e já inferiores aos de outras fontes renováveis, como CGHs, PCHs e biomassa, graças à redução dos preços de equipamentos e da acirrada competição entre empreendedores.

Contribuem também para o crescimento da energia solar as transformações no setor elétrico. A nova configuração dos patamares de carga do setor, que entrou em vigor neste ano, valorizou do preço da fonte, dado o seu pico de geração nos momentos de patamar de carga pesada, que passará de 3 horas para 12 horas de vigência, do meio da manhã até o início da noite.

Também há a previsão de entrada em vigor do Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) Horário, no lugar do PLD Semanal. Espera-se que essa mudança sinalize ao mercado um preço de energia mais próximo da realidade operativa. Como estudos apontam que a energia elétrica é mais demandada nos horários em que a energia solar é mais produzida, ela passa a ter mais valor para o sistema e ajuda a diminuir a necessidade de consumo de energia de termoelétricas.

Projetos de energia solar fotovoltaica devem ganhar algum protagonismo na geração com foco no ACL e vão trazer oportunidades de economia para negócios como shopping centers, supermercados e fábricas.