Novas tarifas para a Light (RJ) são aprovadas pela ANEEL

Preço de Energia - 11/11/2014

Prime Energy
Research

A distribuidora da Light do Rio de Janeiro teve o reajuste tarifário aprovado pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Os gastos com termoelétricas foram os principais influenciadores do reajuste médio de 19,23%.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 69 a 230 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (rural (subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural)); B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (iluminação pública).

O efeito médio para consumidores de energia de alta tensão será de uma variação de 19,46%.
Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 19,11%.
O reajuste teve efeito a partir de 7/11 para 4 milhões de unidades consumidoras na capital do Rio de Janeiro e outras 30 cidades.

O impacto tarifário da Light ficou um pouco abaixo dos 20,9% calculados anteriormente pela distribuidora e representa uma diferença em torno de R$ 100 milhões em despesas com compra de energia. Esse valor foi considerado exposição involuntária pela Agência Nacional de Energia Elétrica e só será incluído na tarifa a partir de novembro de 2015.

Novas tarifas para a Light (RJ) são aprovadas pela ANEEL