Mercado livre mantém crescimento em meio às incertezas com a MP proposta pelo governo

Abraceel - 28/08/2017

Prime Energy
Research

O reaquecimento da indústria e a intensa migração de empresas do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) para o mercado livre têm deixado a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) otimista. Esses dois fatores impulsionam o Ambiente de Comercialização Livre (ACL), que atingiu o recorde histórico de 30% do total do consumo do Sistema Interligado Nacional.

Para Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, isso mostra como o setor produtivo procura por soluções para aumentar a competitividade.

Apesar deste cenário positivo, a Medida Provisória 579, proposta pelo governo, pode travar o crescimento do mercado livre de energia no Brasil. Além disso, uma análise da Abraceel sobre o texto da Consulta Pública 33/17 do Ministério de Minas e Energia preconiza uma maior abertura de mercado, mas reduz o mercado livre no curto prazo, mesmo prometendo ampliá-lo nos próximos anos.

A abertura total do setor está prevista para ser discutida em 2028. Dessa forma, o governo adia por mais de uma década a possibilidade de os consumidores brasileiros, em sua totalidade, acessarem o direito de escolha sobre o fornecedor de energia elétrica.