Mercado Livre de energia gerou economia de R$ 70 bilhões

Abraceel - 03/11/2017

Prime Energy
Research

As empresas que compraram energia elétrica pelo Mercado Livre de energia economizaram R$ 70 bilhões em relação ao que teriam gasto no ambiente regulado, entre 2003 e 2016, segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

A entidade enviou cartas aos presidentes de confederações da indústria de todo o País para solicitar apoio explícito ao processo de reforma do setor elétrico, que tende a aumentar a abertura do Mercado Livre.

Segundo Reginaldo Medeiros, presidente da Abraceel, “É essencial que as medidas interligadas para o destravamento do mercado e modernização do setor elétrico não sejam segregadas (…) A análise e as adequações a serem realizadas devem ser feitas de forma conjunta e com o estabelecimento de datas concatenadas para a implementação das medidas”.

Os pontos centrais das propostas, segundo a própria Abraceel, são o foco nos incentivos à eficiência nas decisões empresariais de agentes individuais, como vetor de modicidade tarifária, à segurança de suprimento e à sustentabilidade socioambiental.