Mercado Livre de Energia tem baixa de preços

Mercado Livre de Energia - 28/12/2016

Prime Energy
Research

As novas projeções de demanda por energia elétrica foram apresentadas em reunião entre a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a Empresa de Pesquisas Energética (EPE) e o Operador Nacional do Sistema (ONS), mostrando o que se deve esperar para os próximos anos no setor. Devido à menor expectativa de crescimento econômico, todas as previsões de consumo de energia foram revisadas para baixo. Esse fato fez baixar os preços também no Mercado Livre de Energia, com queda na casa dos 20%.

O Mercado Livre de Energia sofre oscilações com mais intensidade ainda do que o Cativo, por ser muito mais sensível à lei da oferta e à demanda. A revisão das projeções de consumo apresentadas pela ONS na reunião indica uma queda de mais de 2.000 MW nos próximos anos, o que vai na contramão do que foi projetado na última revisão.

Ainda assim, analistas apontam que essa queda no preço da energia pode não durar muito, caso o regime de chuvas venha abaixo do esperado nos próximos meses, influenciando o volume de oferta de energia hidráulica. Dessa forma, abre-se uma janela de oportunidades para a compra de energia, que pode durar pouco. Caso os índices dos reservatórios hidrelétricos sejam menores do que o projetado, será necessário acionar fontes mais caras de energia, como as térmicas.

Para as empresas que se enquadram no Mercado Livre e querem rever os custos de energia elétrica na sua produção, com a compra de energia mais barata, é possível reduzir em mais de 20% os custos contra o valor pago à distribuidora no Mercado Cativo.