Mais de 17,5 empresas paulistas já poderiam migrar para o mercado livre

Ambiente de Contratação Livre (ACL) - 20/01/2022

Prime Energy
Prime Energy

Realizado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), estudo revelou que no estado de São Paulo existem mais de 17,5 mil UCs (Unidades Consumidoras) aptas a fazer parte do mercado livre de energia, mas que permanecem sendo abastecidas pelo mercado regulado.

Esses consumidores seriam empresas de grande e médio porte, como indústrias, shoppings ou redes de supermercados, que, sozinhas ou em conjunto, atingem a carga acima de 500kW exigida hoje para adesão ao Ambiente de Contratação Livre (ACL).

O ACL é um modelo que permite a negociação direta de contratos com fornecedores e, assim, uma otimização de custos, além de adequações conforme necessidades individuais. De acordo com o estudo, somente no estado de São Paulo, cerca de 8,7 mil UCs já estão integradas ao mercado livre. Figuram entre aqueles que estão aptos, mas ainda não fizeram a migração, clientes que estão na faixa de consumo comercial, seguidos por poder público, industrial, serviço público e rural.

Na avaliação de Talita Porto, vice-presidente do Conselho de Administração da CCEE, para que essas entidades migrem para o mercado livre, é preciso haver maior oferta de modelos de contrato que assegurem uma tarifa mais barata, simples e com baixo risco ao consumidor. 

“Esses grupos não possuem equipes especializadas em gestão de compra e venda de energia, então precisam de todo o apoio possível nessa transição, bem como no dia a dia da operação no mercado e no gerenciamento dos contratos”, declara a executiva. A CCEE defende o desenvolvimento da categoria de comercializador varejista, que pode intermediar a negociação e tornar o processo menos burocrático e mais seguro.