Itaipu vai impulsionar aumento na conta de luz de 12% em 2015

Preço de Energia - 18/12/2014

Prime Energy
Research

Os reajustes da energia elétrica em 2015 vão pesar no bolso dos consumidores, como pesaram em 2014. Segundo a ‘Agência Estado’, o aumento no custo de produção de energia em Itaipu e a necessidade de empréstimos das distribuidoras farão os preços subir pelo menos 12%.

A ANEEL aprovou, em 9/12, a elevação de 46,14% nas tarifas da Itaipu. O aumento terá efeito a partir de 1º de janeiro de 2015, e o custo por kW será de US$ 38,07. Esse reajuste terá peso de 4 pontos percentuais nas contas de luz dos consumidores finais nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Outro ponto que vai influenciar o aumento das tarifas são os financiamentos bancários que ajudaram as distribuidoras a arcar com a compra de energia no mercado de curto prazo, graças à escassez hídrica. Foi somado um custo adicional de R$17,8 bilhões, que começarão a ser pagos em 2015. A previsão da ANEEL é de que este aumento gere um aumento de 8 pontos percentuais.

O custo sobre a energia de variáveis, como a remuneração das empresas investidoras, e aumentos derivados de encargos sociais ainda não são considerados nessa previsão de aumento de 12%.

A questão de Itaipu traz preocupações para o setor elétrico, pois, apesar do reajuste passar a valer a partir de 1/1, as distribuidoras devem seguir seus calendários para os aumentos. Assim, distribuidoras como a Light terão de arcar com os aumentos com seus próprios recursos por 11 meses.