Energisa Nova Friburgo (RJ) terá redução de tarifas

Aneel - 05/07/2017

Prime Energy
Research

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, na reunião pública do dia 13/06, a redução das tarifas aplicada aos consumidores atendidos pela Energisa Nova Friburgo. O reajuste será, em média, de – 4,32% e vai reduzir as tarifas de 105 mil unidades consumidoras do município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro.

Para calcular essa redução, a ANEEL leva em conta a variação dos custos de prestação do serviço, conforme estabelecido no contrato de concessão. O cálculo leva em consideração pontos como a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais.

 

Consumidores residenciais – B1                    – 4,33% (redução)

Baixa tensão em média                                  – 4,38% (redução)

Alta tensão em média                                    – 4,10% (redução)

 

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (residencial e subclasse residencial baixa renda), B2 (rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural), B3 (industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio) e B4 (iluminação pública).