Energia por Assinatura é igual a Energia solar compartilhada?

Geração Distribuida - 11/09/2025

Prime Energy
Prime Energy

Falar sobre economia de energia a partir de desconto na conta de luz já não é mais um assunto estranho aos consumidores de energia no Brasil. Mas, você saberia explicar exatamente como funciona o serviço?

 

Talvez, não. E você não estaria sozinho(a).

 

Mesmo que a energia seja um recurso fundamental e presente em quase todas as atividades do nosso cotidiano (pessoal e profissional), o entendimento claro sobre a fatura, para onde vai a energia gerada ou os modelos de desconto disponíveis, podem ficar um pouco distantes.

 

Por isso, aqui nesse texto vamos explicar na prática algumas dúvidas em relação à solução. A começar pela pergunta do título: a Energia por Assinatura é o mesmo que Energia solar compartilhada?

 

A resposta é: sim, a Energia por Assinatura é uma aplicação prática do modelo de Geração Compartilhada, mas ela não está limitada exclusivamente à fonte solar.

 

Energias renováveis podem ser geradas de diferentes fontes (eólica, biomassa, solar, etc), e o serviço de energia por assinatura pode estar relacionado a alguma delas.

 

Em nosso serviço de Energia por Assinatura da Shell Energy, as usinas são de energia solar, e estão distribuídas nos seguintes estados:

  • Bahia (Neoenergia Coelba); 
  • Distrito Federal (Neoenergia Brasília); 
  • Goiás (Equatorial GO); 
  • Mato Grosso (Energisa MT); 
  • Mato Grosso do Sul (Energisa MS); 
  • Minas Gerais (Cemig); 
  • Paraná (COPEL); 
  • Piauí (Equatorial PI); 
  • São Paulo (CPFL Paulista, Elektro e CPFL Santa Cruz). 

A Geração Distribuída é a base técnica e regulatória da
Energia por Assinatura ✅

A Energia por assinatura está relacionada à Geração Distribuída pois dela retira as bases regulatórias para seu funcionamento. Na prática, é uma alternativa em que empresas ou consumidores “assinam” ou “contratam” um serviço para utilizar energia renovável, sem precisar instalar os sistemas de geração, como painéis solares.

 

Fala-se em “por assinatura” pois na prática os clientes “alugam” a energia gerada por uma usina solar ou outra fonte renovável e recebem descontos na conta de luz, através do sistema de compensação de créditos de energia. É uma forma prática de reduzir custos e adotar uma solução sustentável sem investimento inicial.

 

A Energia por Assinatura utiliza o sistema de compensação de créditos, próprio da Geração Compartilhada ✅

Na prática, acontece assim: após a contratação dos nossos serviços (Energia por Assinatura da Shell Energy), nós informamos à distribuidora e vinculamos a sua unidade consumidora a uma de nossas usinas.

 

Então, a energia renovável que elas geram será injetada no sistema de distribuição, gerando créditos que serão compensados na sua conta de luz. Lembrando que a sua distribuidora local continua sendo a responsável por transportar a energia até você.

 

Assim, você receberá duas faturas: uma da distribuidora, com o valor reduzido, contendo apenas a TUSD (Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição); e outra da empresa de energia por assinatura, referente à entrega de energia, com a economia prevista em seu contrato. É possível zerar a minha fatura?

 

Por que preciso “aderir a um consórcio” para receber os benefícios da Energia por Assinatura? 

A adesão é um passo regulatório importante para que você receba os benefícios.

 

A Lei n.º 14.300/2022 estabeleceu que a reunião de consumidores de energia de usinas de geração compartilhada será através de consórcios, cooperativas ou associações. A Prime Energy optou por viabilizar a Energia por Assinatura aos seus clientes através do consórcio.

 

No entanto, não é necessário se preocupar com essa etapa, pois em grande parte, elas fazem parte da operação da prestadora, no caso a Prime Energy.  Além disso, ao contratar o serviço, nossa equipe acompanha, esclarece e orienta todos os passos necessários, que são realizados de forma 100% digital. 

 

Ficou interessado(a) nos benefícios do serviço?

 

Para fazer uma simulação e descobrir seu percentual de economia, clique no banner abaixo.