Empresa de tecnologia aponta que tarifa de energia pode subir 19% em 2022

Geral - 31/01/2022

Prime Energy
Prime Energy

De acordo com o levantamento realizado pela TR Soluções, empresa de tecnologia voltada ao mercado energético, a previsão é de um aumento de até 19% na tarifa para consumidores de todo o País, vinculados a 53 concessionárias de distribuição.

 Para realizar os cálculos, a empresa utilizou os procedimentos definidos pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Foram usados como parâmetros condições do mercado da distribuidora, contratos de energia e variação do dólar.

Grande parte da elevação foi atribuída pela TR como sendo relacionada ao deficit da Conta Bandeiras. Basicamente, as bandeiras tarifárias não estão sendo suficientes para cobrir os custos associados à geração térmica e ao risco hidrológico. A empresa afirma que, segundo a projeção, o saldo da conta nos eventos tarifários de 2022 deve representar um déficit de R$ 17 ,8 bilhões.

Para empresas cujos processos tarifários se dão no primeiro semestre, a pressão deve ser maior, contudo, de maneira geral, os consumidores devem sentir o peso do custo atrelado à geração térmica e à inflação.