Foco em Eficiência Energética leva à economia de até 4,6 TWh

Eficiência Energética - 21/10/2016

Prime Energy
Research

A ANEEL contabilizou, entre 2008 e 2016, 1.704 projetos de eficiência energética de concessionárias, contabilizando um investimento de cerca de R$ 5 bilhões. Espera-se que, com essas medidas, sejam economizados 4.629 GWh no acumulado dos anos. Esses projetos focam na substituição de equipamentos: chuveiros elétricos pelos de aquecimento solar; lâmpadas incandescentes e refrigeradores antigos de unidades consumidoras de baixa renda, além de motores em indústrias. A implantação de sistemas de iluminação em túneis e semáforos, a estruturação da gestão energética em prefeituras e a implantação de plantas de cogeração, entre outras ações de conservação de energia, também fazem parte das iniciativas. Essas iniciativas vêm como resultado do incentivo à inovação do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento do Setor Elétrico.

Esses projetos têm como objetivo a redução da demanda no horário de ponta da ordem de 1.403 MW, contribuindo para a redução da necessidade de investimentos na expansão da oferta, transmissão e distribuição de energia.

Segundo as Leis nº 9.991/2000 e nº 13.280/2016, as distribuidoras devem aplicar, todos os anos, pelo menos 0,4% de sua receita operacional líquida em ações, com o objetivo de combater o desperdício de energia elétrica no âmbito do Programa de Eficiência Energética – PEE, regulado pela ANEEL. As concessionárias também devem destinar 0,1% para as ações do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Os projetos do PEE podem ser apresentados à ANEEL a qualquer momento, e os proponentes devem observar as diretrizes estabelecidas nos Procedimentos do Programa de Eficiência Energética (PROPEE).