Consumidores recém-chegados ao Ambiente de Contratação Livre demandam pouca energia

Mercado Livre de Energia - 25/07/2016

Prime Energy
Research

O mercado livre de energia registrou um crescimento com as migrações do Ambiente de Contratação Regulada (ACR) para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) ao longo do primeiro semestre. No total, 1.151 unidades consumidoras migraram, entretanto esses novos clientes demandam pouca energia, como aponta um estudo da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) apresentado em 6 de julho.

Dados preliminares da pesquisa mostram que, entre janeiro e junho de 2016, os novos consumidores especiais que migraram para o ACL consumiram em média 0,52 MW e que 58% deles consumiram em média 0,19 MW no período, entrando na faixa de menor demanda de energia entre os consumidores especiais.

As 407 unidades consumidoras que aderiram à ACL em junho registraram consumo médio de 0,43 MW e 65% dessas unidades registraram uma média inferior a 0,2 MW no período. Segundo a regulação do mercado, esses consumidores especiais devem adquirir energia somente de fontes primárias incentivadas (usinas eólicas, solares, biomassa ou pequenas centrais hidrelétricas). Hoje, essas empresas representam mais de 40% do total de agentes da CCEE.