Cooperativa de Novo Horizonte (SP) tem revisão de tarifas aprovada

Aneel - 13/06/2017

Prime Energy
Research

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou, no dia 16/05, o reajuste periódico das tarifas da cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Rural da Região de Novo Horizonte (Cernhe). A cooperativa atende 4 mil unidades consumidoras. Em média, o reajuste foi de 51,68%, e as novas tarifas entraram em vigor já no dia seguinte à aprovação.

O cálculo desse reajuste feito pela ANEEL considera a variação de custos associados à prestação do serviço, como a aquisição e a transmissão de energia elétrica, bem como os encargos setoriais e a atualização dos custos típicos da atividade de distribuição.

 

O reajuste a ser aplicado às contas de luz dos consumidores da Cernhe:

Alta tensão: 39,08%

Baixa tensão: 51,71%

Consumidores residenciais (B1): 44,5%

 

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).