CCEE aponta aumento de 2,5% no consumo em setembro

06/10/2020

Prime Energy
Research

Indícios da recuperação econômica são confirmados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Na primeira metade do mês de setembro, houve aumento de 2,5% em comparação anual.

Enquanto nos primeiros 15 dias de setembro o consumo chegou a 63.660 MW, no ano passado os valores foram menores para o mesmo intervalo temporal (62.113 MW).

No mesmo período deste ano, o mercado regulado apresentou 0,1% de crescimento no consumo de 43.343 MW.

No mercado livre de energia, a realidade foi ainda melhor, com aumento de 7,9% no consumo de 20.318 MW.

Destacando seções econômicas específicas, a CCEE indica um crescimento no consumo para o segmento de bebidas (+14,6%), de comércio (+20,6%) e de saneamento (+28,2%).

Ainda de acordo com a Câmara, embora o retorno gradual das atividades em consequência da crise sanitária do coronavírus tenha, minimamente, reduzido as retrações nos segmentos de veículos (-5,0% de consumo), serviços (-4,3%) e transporte (-3,5%), estes continuam representando as maiores quedas no consumo.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) sinalizou uma alta de 3,4% na demanda por energia elétrica no mês de setembro em comparação anual na carga de energia. Este aumento representa, desde o início da pandemia, o melhor desempenho até o momento.

WhatsApp