Brasil é o 55º em liberdade de energia elétrica

Mercado Livre de Energia - 28/04/2021

Prime Energy
Research

O Brasil está na 55ª posição no Ranking Internacional de Liberdade do Setor Elétrico. Fica atrás de Taiwan, Filipinas e Índia, de acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel).

A liberdade de escolha está aberta para indústrias com carga igual ou superior a 1500 kW, o que coloca o Brasil atrás de sete países da América do Sul que já liberaram seus consumidores a escolherem seus fornecedores: Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai, Chile, Equador e Bolívia.

Este estudo mostra a importância de projetos como o PL 414/2021, que tramita na Câmara (antigo PLS 232/2016, que tramitava no Senado), para aprimorar o modelo regulatório e comercial do setor elétrico visando à expansão do mercado livre.

Hoje o Ambiente de Contratação Livre (ACL) é responsável por um terço da eletricidade consumida no Brasil, e aproximadamente 85% das grandes indústrias já escolhem de quem comprar sua carga energética. Com a aprovação do PL 414, a expectativa da Abraceel é que mais de 83 milhões de pessoas sejam beneficiadas com queda no valor da energia, o que faria o País subir 50 colocações no ranking.

Os cinco países com maior liberdade energética são: Japão, Alemanha, Coreia do Sul, França e Reino Unido. Essas são nações que mostram como é possível a abertura no Brasil com benefícios para todos.