Bandeira tarifária de outubro será a vermelha no patamar 2

Aneel - 05/10/2017

Prime Energy
Research

A bandeira tarifária aplicada no mês de outubro de 2017 será a vermelha no patamar 2. Isso implica em um custo de R$ 3,50 por 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos. Essa é a primeira vez que o patamar 2 é acionado desde que a bandeira vermelha foi dividida em dois patamares, em janeiro de 2016.

Segundo o relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) sobre o Programa Mensal de Operação (PMO), a usina térmica mais cara em operação é a UTE Sepé Tiaraju (RS), que cobra R$ 698,14/MWh.

Os reservatórios das usinas hidrelétricas alcançaram níveis baixos preocupantes e, apesar de não haver risco de desabastecimento de energia, é necessário reforçar as ações relacionadas ao consumo consciente e o combate ao desperdício.

A variação das bandeiras tarifárias tem como um dos objetivos sinalizar aos consumidores o nível do abastecimento energético. O patamar 2 da bandeira vermelha indica a necessidade de usar usinas térmicas mais caras para compensar a diminuição da geração hidráulica inibida pela falta de chuvas.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo real da energia gerada e, assim, os consumidores podem usar melhor esse recurso. O funcionamento das bandeiras tarifárias é simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.