Bandeira vermelha para janeiro de 2016

Mercado Livre de Energia - 06/01/2016

Prime Energy
Research

Foi decretado Bandeira Vermelha para o mês de JANEIRO/2016, indicando condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 45,00/MWh.

As bandeiras tarifárias são uma forma diferente de apresentar um custo já existente na conta de energia, mas não devidamente informados. Os custos com compra de energia pelas distribuidoras eram incluídos no cálculo de reajuste das tarifas anualmente e repassados aos consumidores um ano depois de ocorridos. Com as bandeiras tarifárias a sinalização do custo de geração da energia elétrica cobrada do consumidor passou a ser mensal.

A bandeira vermelha está em vigor desde o início do ano de 2015, devido à falta de chuvas que reduziram o volume dos reservatórios das principais hidrelétricas do país obrigando o governo a manter ligadas todas as termelétricas disponíveis. Como essa energia é mais cara, a medida contribuiu para a elevação do valor das contas de luz.

Importante: para os consumidores livres (Mercado Livre de Energia) esta notícia é meramente informativo, estes clientes não estão sujeitos aos aumentos devido as bandeiras tarifárias.