Bandeira verde em abril

Geral - 10/04/2019

Prime Energy
Research

A bandeira tarifária para abril de 2019 é verde, ou seja, sem custo para os consumidores. As previsões para o mês são de uma tendência parecida com a de tendência verificada em março, com recuperação do nível dos reservatórios. Deve haver manutenção da produção hidrelétrica e do nível de risco hidrológico (GSF) no patamar da bandeira verde. Essa perspectiva também influenciou o preço esperado para a energia (PLD), em valor inferior ao registrado nos dois últimos meses. O GSF e o PLD determinam a cor da bandeira a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL para sinalizar o custo real da energia gerada. Com esse sistema, os consumidores podem fazer bom uso da energia elétrica. As bandeiras tarifárias funcionam de forma simples: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos, em função das condições de geração.

Com as bandeiras, a conta de luz ficou mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais eficiente, sem desperdícios.