Bandeira Tarifária Vermelha Patamar 1

11/11/2019

Prime Energy
Research

Decretado
Bandeira Tarifária Vermelha Patamar 1 para o mês de novembro/2019.

Impacto Financeiro
Com o acionamento da Bandeira Vermelha Patamar 1, o impacto financeiro nas contas de consumo no mercado regulado será de R$ 4,17 a cada 100 kWh consumidos.

Fique Tranquilo
Consumidores que estão no Mercado Livre de Energia não participam do sistema de Bandeiras Tarifárias.

 

É importante relembrar que o sistema de bandeiras tarifárias visa refletir ao consumidor a condição hidrológica do Sistema Interligado Nacional – SIN, especialmente as condições de geração hidráulica.

Vale ressaltar que houve uma piora significativa nas afluências das usinas hidrelétricas e o outubro/19 foi o segundo pior outubro do histórico. Com isso, os cenários de projeções das bandeiras pioraram e sua melhora vai depender de um alto volume de chuvas para os próximos meses. Como ainda é inicio de período úmido, uma recuperação é possível especialmente em janeiro/20.

Além disso, recentemente, a ANEEL abriu a Consulta Pública 027/2019 com o objetivo de retirar o efeito do arredondamento dos valores unitários de acionamento das bandeiras. Pela regulação atual, o valor calculado é arredondado por um múltiplo de cinco, com o intuito de facilitar a informação para o consumidor. Em paralelo a consulta, com caráter extraordinário a partir de novembro/19, a ANEEL emitiu Resolução Homologatória 2628, que altera os valores arredondados para os valores calculados pela metodologia. Esta resolução tem a finalidade de acelerar a mudança proposta pela Consulta Pública 027/2019. Abaixo um quadro resumo com os valores vigentes a partir de novembro (1ª Coluna) e os valores antigos (2ª Coluna) do acionamento das bandeiras.