Bandeira tarifária verde para maio.

Bandeiras Tarifarias - 04/05/2016

Prime Energy
Research

A bandeira para o mês de maio é a verde, sem custo para os consumidores. Entre os fatores que contribuíram para a manutenção da bandeira verde estão o resultado positivo do período úmido, que recompôs os reservatórios das hidrelétricas, o aumento de energia disponível com redução de demanda, e a adição de novas usinas ao sistema elétrico brasileiro.

Conforme informado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o PMO indicou Custo Marginal de Operação (CMO) abaixo de R$ 211,28/MWh para todos os subsistemas. Com isso, a Bandeira Tarifária de Maio foi acionada verde de acordo com a regra prevista no PRORET 6.8. A razão para a queda do CMO para o subsistema nordeste, que em abril de 2016 ficou acima do patamar de R$ 211,28, é a previsão de um maior volume de geração eólica naquela região, dispensando o acionamento das usinas térmicas, de custo mais elevado.

ps: Para os consumidores livres este documento é meramente informativo, já que não há qualquer variação de custos aos consumidores participantes do Mercado Livre de Energia.