Bandeira tarifária amarela para março

Mercado Livre de Energia - 29/02/2016

Prime Energy
Research

A bandeira tarifária para o mês de março será amarela, com custo de R$15,00 por megawatt-hora.
Desde o início da cobrança, em 2015, este será o primeiro mês em que a bandeira tarifária cobrada não será a vermelha. Pela regra, a bandeira amarela entra em vigor quando as termelétricas em operação no país têm custo de produção de até R$ 422,56 para cada megawatt-hora (MWh) produzido.

Nos últimos meses o volume de chuva voltou a cair com força, especialmente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão hidrelétricas que respondem pela maior parte da capacidade do país de gerar eletricidade. Isso garantiu a recuperação dos reservatórios dessas usinas que, hoje, exibem armazenamento médio acima de 40%. A recuperação desses reservatórios permite o aumento do uso de energia das hidrelétricas e, consequentemente, o desligamento de parte das termelétricas. Este movimento foi o responsável pela decisão de rebaixar a bandeira tarifária de vermelha para amarela.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informa que, mesmo com a melhoria nas condições de geração, o sinal para o consumo ainda é de alerta, e os consumidores devem fazer uso eficiente de energia elétrica e combater os desperdícios.

NOTA IMPORTANTE: CONSUMIDORES LIVRES esta notícia é meramente informativa, já que não há qualquer variação de custos aos consumidores participantes do Mercado Livre de Energia.