Grande aumento de tarifas leva empresas para o mercado livre de energia

Abrace - 27/08/2018

Prime Energy
Research

Graças aos progressivos aumentos nas tarifas de energia, o Ambiente de Livre Contratação (ACL) passa a ser uma alternativa que atrai diversos segmentos da indústria que buscam aumento de competitividade. No ACL, os consumidores têm maior controle do consumo, e esse modelo pode alavancar uso de fontes renováveis.

As tarifas de energia do País acumulam um grande aumento desde 2014, chegando a 44% ao final de 2018, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace). Fugindo da inflação, as empresas recorrem ao ACL, que permite contratos de fornecimento de longo prazo por um preço fixo. O momento ideal para essa migração é quando o preço de referência do mercado livre está baixo e a tarifa do mercado regulado está alta.

A empresa Embalagens Industriais Adesi Coating está no mercado livre de energia desde 2016 e já contabiliza uma redução de gastos com energia de cerca de 50%. A principal economia está em deixar de pagar o horário de ponta. Essa diferença nos custos deixou livre capital para investir em eficiência energética, o que acaba ampliando a economia.

Outro case de sucesso é a Minasa Trading International, que está no mercado livre desde 2010 e registrou economia média de 16% com energia em 2017. “Somos uma indústria do setor têxtil, um segmento muito difícil, com margens muito espremidas. O foco com a migração era a redução de custos e melhora na competitividade”, afirma o supervisor financeiro da Minasa, Heitor Romero. Com recentes iniciativas de eficiência energética, a empresa espera economia de 20% a 30%.

Além do ganho financeiro, o ACL permite também que o comprador escolha o tipo de fonte energética. Assim, as empresas podem optar por favorecer a geração renovável, como eólica ou solar, e ganhar uma certificação de energia verde, o que se se torna um incentivo para esse tipo de geração. No mercado cativo, você não tem essa possibilidade.