ANEEL aprova reajuste tarifário da Celpe (PE)

Geral - 29/04/2014

Prime Energy
Research

A Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou hoje (28/4), durante Reunião Pública Ordinária, o reajuste tarifário da Companhia Energética de Pernambuco (CELPE). As novas tarifas entrarão em vigor a partir de amanhã (29/04) para 3,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 185 municípios de Pernambuco. Confira abaixo o índice que será aplicado às contas de luz dos consumidores residenciais da distribuidora.

Empresa Consumidores residenciais
(Baixa tensão – B1)
Celpe 17,51%

Para o reajuste da tarifa, são considerados os custos relacionados à compra de energia elétrica para atendimento do mercado da distribuidora, ao valor da transmissão dessa energia e aos encargos setoriais. O cálculo se dá de acordo com fórmula prevista no contrato de concessão. No caso da Celpe, o principal fator que influenciou o reajuste foi o aumento na quantidade de “energia nova” contratada pela concessionária.

Confira abaixo as médias dos índices de baixa e alta tensão:

Empresa Classe de Consumo – Consumidores cativos
Baixa tensão em média (abaixo de 2,3 kV) Alta tensão em média
(de 2,3 a 230 kV)
Por ex: indústrias
Celpe 17,69% 17,86%

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br), perfil espaço do consumidor, na cartilha “perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica “. (PG)

Matéria publicada pela Aneel em 28/04/2014