ANEEL anuncia bandeira verde até o fim do ano

27/05/2020

Prime Energy
Research

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou, no dia 26 de maio, nova medida segundo a qual a bandeira tarifária será verde até o dia 31/12/2020. Essa é uma medida emergencial de auxílio do setor elétrico no cenário de pandemia da Covid-19.

Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados anualmente e levam em conta estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional e questões relacionadas ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD). A nova medida vem como resposta aos impactos da pandemia sobre o consumo de energia.

Segundo análise técnica da ANEEL, o cenário de redução de carga e as perspectivas de geração de energia tornam possível o acionamento da bandeira verde nos próximos meses. Os custos normalmente cobertos pelas bandeiras tarifárias serão contemplados na chamada Conta-Covid.

As bandeiras tarifárias foram criadas pela ANEEL para sinalizar ao consumidor de energia elétrica, mês a mês, as condições e os custos de geração no País. Quando a produção nas usinas hidrelétricas (energia mais barata) está favorável, aciona-se a bandeira verde, sem acréscimos na tarifa. Em condições ruins, podem ser acionadas as bandeiras amarela, vermelha 1 ou vermelha 2.

Link >>