Marina Silva propõe a ampliação do Mercado Livre de Energia

Geral - 19/09/2014

Prime Energy
Research

A candidata Marina Silva (PSB) apresentou em seu plano de governo uma proposta para a ampliação do Mercado Livre de Energia, incluindo residências.

O plano de governo lançado na primeira semana de setembro apresentou propostas para o setor energético no seu eixo 2: Economia para o Desenvolvimento Sustentável. A ampliação do Mercado Livre de Energia para pequenos e médios consumidores e residências é uma das propostas. A candidata afirma em seu programa que seu governo apostará na descentralização e na democratização da geração e do armazenamento da energia, bem como no alinhamento de interesse dos agentes em nome do aumento da eficiência energética. Além disso, pretende ampliar a participação da energia elétrica na matriz energética do país – que afirma representar hoje apenas 17% da matriz energética – e aumentar a fatia das novas renováveis, como a eólica e a solar.

O aumento da eficiência energética, o realinhamento da política energética para focar nas fontes renováveis e sustentáveis, a redução do consumo de combustíveis fósseis e a ampliação da geração distribuída são apontados como os cinco pontos de foco para aumentar a segurança, a economicidade e a sustentabilidade da matriz energética brasileira.